Agro pode sofrer desabastecimento de insumos e fertilizantes em 2022/2023

Conte com a Iagro Inteligência e Inovação Agronômica para diluir os possíveis prejuízos e ainda obter o máximo de produção da sua lavoura.

Notícias quentes do agronegócio apontam que fertilizantes e insumos estão sofrendo aumentos de preços e ainda podem faltar em todo mundo, em 2022/2023. Isso é reflexo dos gargalos logísticos, problemas políticos e aumento de demanda com a melhora da pandemia global. A boa notícia é que com uma boa gestão de fertilidade do solo, que pode ser realizada pela Iagro Inteligência e Inovação Agronômica, o agricultor pode diluir os possíveis prejuízos e ainda obter o máximo de produção em seu solo.
De acordo o portal de notícias do agro, www.globalfert.com.br, existe perspectiva de falta de fertilizantes para a próxima safra, informado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura, Carlos Goulart, informa que o inconveniente pode acontecer por problemas ligados à melhora dos números da pandemia de Covid-19 e o aumento global de consumo de energia, problemas políticos com grandes produtores como a Bielorrússia, e até o alagamento de minas de potássio no Canadá.
“O Brasil importa 85% do trio potássio, nitrogênio e fósforo, usados na composição dos fertilizantes denominados NPK. As estratégias do governo para lidar com uma possível falta de defensivos agrícolas em safras futuras é antecipar pedidos de registro de novos fornecedores na Anvisa”, destacou.
A revista Globo Rural também aponta que a redução da produção na China, crise geopolítica no leste europeu e pandemia afetaram a cadeia global, gerando toda a crise no setor. A orientação de acordo com a matéria é: comprem o quanto puderem de potássio, um nutriente fundamental para a produção agrícola mundial.
“Nutriente indispensável para a produção em larga escala, juntamente com o fósforo e o nitrogênio, o potássio é essencial para o metabolismo das plantas, sobretudo para o balanço osmótico”, afirmou a reportagem.
A diretora executiva da Iagro, Camila Guedes destaca que nesta crise global pós pandemia, o mundo passa por problemas de oferta e demanda, que também estão refletindo na inflação dos alimentos. “A demanda só cresce, estamos com problemas logísticos no mundo todo. As exportações dos principais países produtores de insumos agropecuários estão limitadas e isso tudo em conjunto, faz com que os preços cheguem nas nuvens”.
Quanto antes o agricultor se antecipar, menos problemas ele pode viver nas safras de 2022/2023. A Iagro pode ajudar você produtor com soluções tecnológicas e inovadoras, com a precisão necessária. Entre em contato e agende uma avaliação da sua lavoura.