Uma das estratégias mais interessantes para ajudar no manejo do solo é a utilização de plantas de coberturas para influenciar positivamente as propriedades químicas e físicas da terra. Esse método consiste basicamente na utilização de qualquer espécie com o objetivo de melhorar essas condições.
Nas fotos abaixo, podemos ver essa estratégia sendo utilizada em um cliente da I@gro, a Fazenda Monte Cristo, e podemos enxergar claramente o desenvolvimento das raízes das plantas, o que mostra um solo mais saudável e como uma boa quantidade de nutrientes, que propiciam um crescimento mais uniforme das culturas.
A utilização das plantas de cobertura se torna um dos pilares do Sistema Plantio Direto. Depois de completar o ciclo vegetativo, elas são derrubadas e ficam sobre o solo, formando uma camada de palha. Na sequência, o plantio das culturas é feito sem revolver o solo. Observe na imagem abaixo:
Além de ser interessante observar o desenvolvimento das raízes, é possível notar o tamanho das espécies, mostrando que a distribuição de nutrientes se torna constante com o auxílio deste método.
No geral, as plantas de cobertura são fundamentais para gerar a estruturação do solo. Pois além tudo que já foi citado anteriormente, elas também auxiliam para evitar a erosão do solo, pois essas plantas funcionam como uma camada protetora, que evita o impacto direto das gotas de chuva no solo.
As plantas de cobertura podem ser usadas em qualquer lavoura, sempre em sistema de rotação com as culturas econômicas.