A nodulação (Fixação Biológica de Nitrogênio: FBN) é um dos processos biológicos mais importantes da Cultura da Soja. É um processo simbiótico entre a cultura (raízes) e algumas bactérias específicas (Bradyrhizobium japonicum e B. elkanni) por meio do qual o Nitrogênio (N2) presente na atmosfera é convertido em formas que podem ser utilizadas pelas plantas na produção de aminoácidos e por consequente, proteínas onde o Nitrogênio é um dos componentes principais.


college football jerseys oregon ducks jersey deion sanders jersey justin jefferson lsu jersey drew allar jersey justin jefferson lsu jersey penn state jersey tom brady michigan jersey deuce vaughn jersey penn state jersey penn state jersey penn state jersey deuce vaughn jersey penn state jersey aiyuk jersey

A nodulação da soja em condições favoráveis se inicia logo após a emissão das raízes e já podem ser percebidos a partir do 1º trifólio. Até o 3º a 4º trifólio (aproximadamente 30 dias de emergência) as plântulas obrigatoriamente já devem apresentar nódulos visíveis. Se isso não ocorrer é sinal que ocorreram problemas durante o processo. Diversos fatores podem prejudicar a nodulação como a qualidade do inoculante, a viabilidade real deste no momento do tratamento das sementes, forma de aplicação do inoculante, contato do inoculante com produtos químicos, pH de solo, temperatura e umidade deste entre outros. 

Para que todas as etapas desde o plantio até a colheita da soja sejam efetivas, é importante ter a assistência de especialistas na área. Nós da I@gro acompanhamos todos os processos relativos a nutrição e adubação de plantas assim como melhoria das característica químicas, físicas e biológicas dos solos cultiváveis usando para isso orientações quanto às estratégias de manejo, correção de solos, adubação de plantas, rotação de cultivos entre outras..

Monitorar a nodulação da soja é uma de nossas atividades, pois sabe-se que praticamente todo o nitrogênio necessário para uma boa produtividade está diretamente ligado ao processo de nodulação. É necessária uma boa inoculação das sementes no plantio, em especial no caso de áreas novas onde a eficácia da nodulação é fator crucial para o sucesso da cultura.

Para verificar se o processo de nodulação está sendo eficiente, basta inicialmente averiguar o porte e coloração das plantas de soja. Plantas desuniformes e amareladas são indicativos que a nodulação não está ocorrendo. O nódulo deve ter uma coloração avermelhada. Essa coloração é o indicativo da presença da leghemoglobina e quanto maior a sua incidência, maior a eficiência.

São vários os fatores que podem afetar a qualidade da inoculação. Por isso, o produtor deve sempre procurar por consultores da área para orientações sobre a aplicação de inoculantes, com a quantidade e maneira correta de aplicação.

A I@gro está de portas abertas com seu time de especialistas para ajudar você produtor rural a obter os melhores resultados. O cuidado e atenção com a nodulação da soja é apenas uma parte de nosso planejamento. Conte conosco para que sua plantação renda bons e saudáveis frutos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *